ESTUDE CONOSCO  |   CURSOS  |   NOVIDADES  |   O PROJETO  |   CONTATO
   
   
– – – – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
  PERGUNTA-RESPOSTA


 Aqui estão as peguntas frequentes sobre o AnimaEdu. Se sua dúvida não estiver listada, entre em contato.

(atualizado em 23/04/2012) 

QUANTO TEMPO DEMORA, DEPOIS DE FAZER MINHA PRÉ-INSCRIÇÃO, PARA ENTRAR NO CURSO? 

A partir da realização da pré-inscrição, o aluno deve receber automaticamente um email do sistema com login e senha de acesso para o módulo de avaliação. Ele tem sete dias para realizar esse módulo, que envolve dois questionários a serem preenchidos e  exercícios de desenho. Em até três dias após o envio dos exercícios completos receberá comentários a cada um deles no próprio sistema interno e será orientado sobre os próximos passos.  

EXISTE ALGUM TUTORIAL DE FUNCIONAMENTO DA INTERFACE INTERNA DO SISTEMA?  

Sim, fizemos um videozinho explicativo, que está disponível no VIMEO, pelo link - http://www.vimeo.com/14147373. É especialmente recomendado para quem está um pouco perdido nas opções internas dos menus.  

QUANDO SERÁ A PRÓXIMA TURMA?  

Na verdade, no AnimaEdu, não temos um sistema de turmas. Como a tutoria é individual, se há tutor disponível, é possível dar início ao curso a qualquer momento – desde que o aluno tenha passado pelo processo de seleção e demonstrado talento e verdadeiro interesse pela carreira de animador.  

MAS O CURSO AGORA É PAGO?  

As tutorias são individuais e os tutores são remunerados. O patrocínio inicial que recebemos cobriu apenas custos de montagem do sistema, formulação do material didático e execução da primeira turma gratuita. A partir da segunda edição (que começou em julho/2010), para manter o projeto autossustentável, será necessária a cobrança de taxa de manutenção dos alunos.  

QUAL A DURAÇÃO DO PROGRAMA?  

O ritmo do curso é definido pelo próprio aluno. Não há um tempo mínimo para a conclusão do curso, dependendo da dedicação de cada um, mas há um tempo máximo. O aluno deve concluir todos os módulos de seu curso dentro de 4 meses

QUAL O INVESTIMENTO ENVOLVIDO?

Cada curso com duração de 4 meses tem um custo total de $ 1.190,00, que pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito pelo sistema PagSeguro (juros do cartão não incluídos nesse valor). Para pagamentos a vista há um desconto adicional de 10%.   

QUANDO DEVO EFETUAR O PAGAMENTO?  

Somente depois da avaliação e aprovação da coordenação de seu desempenho no módulo inicial do curso (00) é que você será solicitado a efetuar o pagamento do curso.  

O PROCESSO DE SELEÇÃO NÃO É MAIS COM DESENHOS?  

O processo de seleção se dá a partir da realização do módulo zero, que consiste no preenchimento de questionários que ajudarão o aluno a avaliar sua disposição e interesse pelo curso e pelas carreiras ligadas à animação, além de  exercícios de desenho, que deverão ser feitos especificamente para a avaliação. O aluno que tiver desempenho satisfatório nesse módulo poderá ingressar no curso.  

QUANDO SABEREI SE POSSO INGRESSAR NO CURSO?  

Todos os alunos pré-inscritos tem acesso ao módulo de avaliação. Aqueles que concluírem  TODOS OS EXERCÍCIOS no prazo determinado receberão comentários sobre cada um deles pelo sistema.  A partir dessa avaliação o aluno é convidado ou não a ingressar no curso.  

ATÉ QUANDO É POSSÍVEL FAZER O PRÉ-CADASTRO E ENTRAR NO ANIMAEDU?

O interessado pode a qualquer momento realizar seu pré-cadastro.   

HÁ IDADE MÍNIMA PARA SER ALUNO?  

Sim, o objetivo do AnimaEdu é formar novos profissionais para o mercado. Assim, é fundamental que os alunos tenham maturidade de traço para chegar a uma atuação profissional num curto período de formação. Por isso, estabelecemos a idade mínima de 16 anos para ingressar na formação.  

PRECISO TER ALGUM CONHECIMENTO PRÉVIO DE ANIMAÇÃO PARA ENTRAR NO ANIMAEDU  

Não há necessidade de conhecimento prévio de animação, uma vez que o curso instrumentalizará o aluno justamente para essa atuação. Porém, o AnimaEdu não é exatamente um curso para quem vai começar a desenhar agora. É necessário ter alguma noção prévia dos princípios básicos de desenho (volume, perspectiva, proporções, etc). Além disso, é muito importante ter perseverança e disciplina para a modalidade de estudo à distância.  

RECEBEREI UM CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO? ELE É RECONHECIDO PELO MEC OU PELO MERCADO?  

Todos os alunos que concluem o curso recebem pelo correio certificado de conclusão assinado pelo fundador da Otto Desenhos Animados, Otto Guerra. Como o curso não é uma formação acadêmica, não é reconhecido pelo MEC. Em relação ao mercado, os alunos tem tido boa acolhida entre as empresas pela seriedade da formação e o rigor na seleção de entrada.  

MEU INTERESSE É POR ANIMAÇÃO 3D. MESMO ASSIM, POSSO FAZER O CURSO?

A formação básica em animação 2D é fundamental para qualquer animador 3D completo. No entanto, há vários profissionais atuando no mercado sem essa base técnica. O foco do AnimaEdu é formar bons animadores 2D tradicionais, uma vez que esses profissionais são raros no mercado e podem se adaptar a outras funções do processo produtivo, enquanto, o caminho contrário é mais difícil. Assim, se você pretende ser um animador 3D, recomendamos que busque um curso de 3D que traga em seu programa uma formação básica de animação 2D também. Recomendamos que os candidatos a alunos do AnimaEdu pesquisem sobre o trabalho envolvido em uma carreira de animador 2D para avaliarem se querem mesmo seguir esse caminho. Se chegarem à conclusão de que querem e que pretendem desenhar para o resto da vida, devem, então entrar no AnimaEdu.  

SE FOR SELECIONADO, PRECISO NECESSARIAMENTE TER UM COMPUTADOR EM CASA?

Como o curso é virtual, é fundamental ter acesso a um local com computador e conexão à Internet. Você não precisa ter esse equipamento em casa, pode realizar o curso acessando o site em um Telecentro, um Núcleo de Produção Digital ou num Ponto de Cultura. Você precisará ter acesso ao computador pelo menos duas vezes por semana por cerca de uma hora a cada vez para estudar com tranquilidade.  

ALÉM DO COMPUTADOR, PRECISO DE ALGUM OUTRO EQUIPAMENTO?  

Outras duas ferramentas digitais que serão utilizadas no curso são o scanner – nos módulos de desenho de observação você terá vários exercícios onde deverá desenhar em papel e depois escanear os melhores para enviar ao seu tutor. Nos módulos que envolvem exercícios específicos de animação, você precisará também ter acesso a um tablet para desenhar diretamente no software de animação disponível para os exercícios.  

QUAL SOFTWARE SERÁ USADO DURANTE O CURSO? ELE É DIFÍCIL DE OPERAR?

Para os exercícios do curso deanimação tradicional, os alunos usarão o software livre Pencil 2D (disponível aqui para baixar). E para o curso de layout os alunos usarão o software livre Gimp (disponível aqui). 

Os dois programas são bastante simples e intuitivos, bastando utilizá-los por algumas sessões para entender seu funcionamento. Para os que tiverem maiores dificuldades, o AnimaEdu preparou manuais e tutoriais de utilização dos programas, que poderão ser acessados pelos alunos dentro da interface do curso, através de seu login de acesso. Estes softwares têm algumas limitações, mas cumprem a função como instrumento para realização dos exercícios. Se você domina outra ferramenta de animação, pode conversar com seu tutor sobre a possibilidade de realizar seus exercícios nela. Cada tutor domina diferentes ferramentas, portanto, você deve negociar isso com aquele que ficar responsável por sua tutoria.  

COMO FUNCIONA O TABLET DE DESENHO QUE SERÁ USADO?  

O tablet é uma mesa digitalizadora, que serve para desenhar diretamente no computador, sem papel e sem a necessidade da digitalização dos desenhos através de scanners. Ele é um instrumento básico de trabalho para qualquer animador e seu uso precisa ser dominado. Optamos pelo uso desse instrumento na formação justamente para ajudar os futuros animadores a se familiarizarem com este recurso já muito difundido no mercado. Cada marca e modelo de tablet tem seu próprio manual de instalação e operação, mas ele funciona basicamente como uma base digital no lugar de papel e uma caneta também digital no lugar da caneta tradicional. O ideal é que você comece a praticar tão logo tenha acesso a um tablet, pois a maior dificuldade de alguns alunos está justamente em se acostumar com a sensibilidade e uso dessa ferramenta.

COMO E ONDE TEREI ACESSO AO MATERIAL DIDÁTICO?  

Todo o conteúdo didático – texto teórico dos módulos, exercícios, manuais – está disponível no acesso restrito do site AnimaEdu para os alunos regularmente matriculados no curso através de login e senha fornecidos no início do curso. O tutor é o responsável pela liberação de cada novo módulo a partir da conclusão e aprovação do aluno no módulo anterior.  

QUEM ELABOROU O MATERIAL DIDÁTICO DO ANIMAEDU?  

 O curso de animação tradicional conta com módulos feitos com os handouts do veterano Walt Stanchfield, que deu aulas de desenhos durante muitos anos na Disney. Esse material foi gentilmente liberado pela viúva de Walt e especialmente traduzido para o AnimaEdu. Além desse conteúdo, o material conta ainda com aulas e exercícios elaborados pelo diretor de animação da Otto Desenhos Animados, Fabiano Pandolfi, em colaboração com o diretor Otto Guerra e com os tutores do AnimaEdu.  

Já o material do curso de layout foi elaborado a partir do livro “The Art of Layout and Storyboard for animation” de autoria do animador Irlandês Mark T. Byrne. O curso também contou com acréscimos, adequações contextuais, vídeo aulas e exercícios desenvolvidos pela equipe de tutores do animaedu.  

QUAIS CONTEÚDOS SERÃO ABORDADOS NOS MÓDULOS DO CURSO?  

Abaixo você pode conferir os títulos e autores de cada módulo do curso BÁSICO DE ANIMAÇÃO 2D TRADICIONAL:  

MÓDULO 00: Iniciando no AnimaEdu   

MÓDULO 01: Observe, Observe, Observe (Walt Stanchfield)     

MÓDULO 02: O Caderno de Desenho (Walt Stanchfield)          

MODULO 03: Vocabulário Visual (Walt Stanchfield)      

MODULO 04: As Regras da Perspectiva (Walt Stanchfield)       

MODULO 05: Direção (Walt Stanchfield)           

MÓDULO 06: Formas de Cabeças Caricaturais (Walt Stanchfield)          

MÓDULO 07: A primeira Impressão (Walt Stanchfield)   

MÓDULO 08: Princípios do Desenho Animado (Walt Stanchfield)          

MÓDULO 09: Planejamento de Cena (Fabiano Pandolfi)

MÓDULO 10: Intervalação (Fabiano Pandolfi)   

MÓDULO 11: Animando, Esticar, Amassar (Fabiano Pandolfi)   

MÓDULO 12: Timing e Leis da Física (Fabiano Pandolfi e Tatiane Cuberos)       

MÓDULO 13: Exagero e Antecipação (Fabiano Pandolfi)          

MÓDULO 14: Ciclos e Caminhada (Fabiano Pandolfi)   

MÓDULO 15: Movimentos Secundários e Sinc. Labial (Fabiano Pandolfi) 

 

E aqui você pode conferir os títulos e autores de cada módulo do curso do CURSO DE LAYOUT:  

MÓDULO 00: Introdução  

MÓDULO 01: Conceitos Chave (Mark T. Byrne e Pedro Marcelino)   

MÓDULO 02: Storyboard (Mark T. Byrne)           

MODULO 03: Técnicas e Motivos (Mark T. Byrne)      

MODULO 04: Iluminação e acabamento (Mark T. Byrne e Pedro Marcelino)         

MODULO 05: Introdução à perspectiva (Mark T. Byrne)           

MÓDULO 06: Mais aplicações da perspectiva (Mark T. Byrne)          

MÓDULO 07: Computadores e Layout (Mark T. Byrne e Pedro Marcelino)     

MÓDULO 08: Composição (Mark T. Byrne)          

MÓDULO 09: Encenação (Mark T. Byrne)  

MÓDULO 10: Panorâmicas (Mark T. Byrne)   

MÓDULO 11: Exercícios Finais (Pedro Marcelino)      

 

EM QUE CIDADES O CURSO ESTARÁ DISPONÍVEL?  

Como se trata de um curso virtual é possível realizá-lo de qualquer cidade do Brasil – desde que o aluno tenha acesso a computador, scanner e um tablet.  

PRECISO ME DESLOCAR ATÉ ALGUM LUGAR PARA PARTICIPAR DO CURSO?  

Não. O curso é totalmente virtual. Na verdade, se você não tiver tablet e scanner em casa, precisará ir a um local que tenha esses equipamentos para fazer os exercícios que necessitem destas ferramentas.  

COMO PODEREI INTERAGIR COM OS TUTORES PARA TIRAR MINHAS DÚVIDAS SOBRE TÓPICOS DE ENSINO E EXERCÍCIOS?  

Você terá, no site, um campo específico para fazer o download e upload dos exercícios e receber o comentário do seu tutor sobre cada um deles. Além disso, poderá enviar mensagens ao tutor, aos colegas e aos coordenadores através da sessão mensagens do site. Também teremos um fórum exclusivo do AnimaEdu, onde todos poderão interagir, trazendo questões e comentários de interesse geral.  

QUEM SÃO OS TUTORES DO CURSO?  

Os tutores são profissionais atuantes no mercado de animação brasileiro, que prestam serviço de tutoria para o AnimaEdu, atendendo um máximo de 5 alunos por curso. Você pode saber mais sobre eles na seção dedicada a eles na capa do site.  

POSSO ENVIAR MENSAGENS TODOS OS DIAS AO MEU TUTOR?  

É altamente recomendável usar o bom senso, não bombardeando seu tutor com mensagens desnecessárias. Lembre-se que ele é um profissional do mercado, com tempo limitado e que esse contato é precioso para você, portanto, use-o bem.  

QUAL O PAPEL DO COORDENADOR?  

Os coordenadores supervisionam o bom funcionamento do processo de educação à distância. No começo do curso, o aluno será informado sobre seu tutor e sobre seu coordenador. Qualquer problema que ele venha a ter no processo de aprendizagem é altamente recomendável que se comunique com seu coordenador a respeito. Também o coordenador eventualmente poderá entrar em contato com os alunos e tutores que coordena para tirar dúvidas, avaliar o bom andamento das atividades, etc.  

TENHO LIMITE DE MÓDULOS QUE POSSO REALIZAR POR SEMANA?  

Não existe um limite, mas é recomendável realizar pelo menos dois módulos por semana - principalmente na fase inicial do curso. Alguns módulos possuem mais de um exercício. Assim, seu tutor, que tem outras atividades, poderá dar a devida atenção para comentar cada um deles.  

ONDE POSSO VER EXERCÍCIOS FEITOS POR OUTROS ALUNOS?  

É possível visualizar alguns materiais dos ex-alunos no canal do Vimeo do AnimaEdu ou ainda no Blog dos Alunos.

 

 

 

 

 




voltar